terça-feira, 18 de junho de 2013

A manifestação do tudo e também do nada.

O que parecia apenas uma caminhada contra o aumento da tarifa de ônibus tornou-se até impeachment. Tudo isso em menos de uma semana.



Estamos cansados do que o governo faz com a gente, tanto que eu não gosto daqui e minha vontade é ir embora. Se algum idiota vier me dizer "Brasil, ame-o ou deixe-o"  favor fazer um depósito na minha conta bancária para me ajudar a deixar isso aqui o mais rápido possível.
Entendo que para muitos o aumento da passagem foi a gota d'água, mas esse aumento foi MUITO ABAIXO DA INFLAÇÃO. Eu não sei se posso ser considerada apartidária, mas assumo que não gosto do PT, para mim eles falam que são de esquerda, mas na prática são mais de direita do que os partidos ditos de direita. Mas isso não vem ao caso. O que eu quero ressaltar é que eu fiquei feliz pelo prefeito Fernando Haddad ter cumprido com uma de suas promessas: o aumento da tarifa aconteceria, mas seria abaixo da inflação. O valor do aumento foi referente a apenas 1 ano de inflação ao invés de quase 3 anos, tempo que não houve reajuste. Se eu não me engano, o último aumento foi maior, de 0,30 centavos. Eu apenas acho que 0,30 é maior que 0,20 e a repercussão foi pífia.

Mas não é mais só por esse valor, certo? Então vamos lá: é pela saúde, educação, cultura, política, economia, mídia, segurança, impostos, taxas, infraestrutura, esporte, etc, etc e etc.

Só eu acho que isso é muito vago? É sobre tanta coisa que chega a ser sobre nada. Não vi ninguém comentar sobre o que em específico. Tem tanta palhaçada no meio que me lembra a São Silvestre, que o povo vai apenas para se aparecer.

Vocês estão revoltados? Eu também, mas vamos protestar com um pouco de embasamento. Vamos mudar sim, mas primeiro precisamos decidir sobre o que mudar. Não podemos mudar tudo de uma vez, temos que escolher as coisas e ir aos poucos. Em um mês vocês querem um país em nível europeu? Não é assim que funciona.

Quem me conhece sabe que eu amo futebol, que quero trabalhar com isso. Não concordei em nenhum momento com a Copa das Confederações e Copa do Mundo aqui. O dinheiro investido é muito alto, ainda mais nos estádios em cidades que tem times de pouca expressão, mas se eles não investissem nisso, vocês sabem tão bem quanto eu que mais de 90% iria para o bolso dos caras. Agora que está tudo pronto, vocês querem reclamar, fazer protesto na porta dos estádios? Por que não fizeram antes das construções? Reclamar na internet é super fácil, não vi ninguém se reunindo nas obras e fazendo protestos. Acham que agora vocês podem impedir que um evento grande como esse aconteça assim de última hora? Vocês estão atrasados. Mas podem fazer isso com as Olimpíadas, ainda dá tempo.

Falam que quem curte futebol é alienado. Ou seja, eu sou alienada segundo vocês. Sabem a Alemanha? Aquele país que é o bloco econômico europeu que carrega os países pobres do Euro nas costas, que realizou uma manifestação em apoio a vocês em sua própria capital, onde teve a queda do muro de Berlin que vocês tanto citam, que se reconstruiu após duas derrotas nas Guerras Mundiais, que a população não deixa o governo pisar em cima porque eles abrem a boca na hora? Então, esse mesmo país possui a maior média de público de futebol do mundo. Para os interessados, o Bayern de Munique vendeu TODOS os cartões da temporada seguinte, que vai começar apenas em agosto. Sim sim, futebol está 100% associado com alienação. Vocês estão certíssimos.

Garis passam o dia todo limpando a sujeira que vocês fazem durante as manifestações e depredações para deixar a cidade mais limpa, cidade que vocês tanto reclamam da sujeira, MAS QUE A SUJAM! Vocês são os responsáveis por isso. Apenas vocês.

Talvez vocês não saibam, mas os policiais são pais, filhos, irmãos, namorados, maridos, amigos e, acima de tudo, humanos. Por que os seus direitos se sobressaem aos deles? Por que se um deles faz merda, a culpa é de todos e se um manifestante faz algo, não é culpa do grupo? Desculpa, vocês todos são responsáveis pelos atos dos outros sim, porque eles usam a manifestação que vocês defendem como meio para propagar a violência. Então contenham esses marginais e denuncie-os à polícia.

Em Belo Horizonte, um porta voz estava caracterizado como comunista e falou que o Brasil deveria ser anárquico e socialista. Como eu posso levar o cara a sério? A União Soviética não foi suficiente para mostrar que socialismo não funciona assim? Senti Karl Marx revirando-se no túmulo quando esse cara abriu a boca.

No Rio de Janeiro foi o caos. Perderam completamente a razão ao atacar policiais, depredar o patrimônio público e locais históricos. Vocês são ridículos e hipócritas! Reclamam da falta de cultura e depredam os poucos locais que promovem isso aqui no Brasil.

E essa depredação na prefeitura de São Paulo. Eu juro que nesse momento eu torci para a polícia descer o cacete nesses marginais. O NOSSO dinheiro que vai pagar as reformas. Eu queria que pegassem esses ridículos para eles trabalharem o resto da vida para pagar os gastos da reforma. "Vamos depredar as bandeiras do lugar que tentamos mudar para melhor!" RIDÍCULOS. Você depreda o símbolo do que você está tentando defender? Como vocês querem que eu leve o protesto a sério? Não dá. Simplesmente não dá.

"Vamos destruir porque isso não é vandalismo depois de tudo o que fizeram com a gente!" Claro, continuem pensando assim. As agências bancárias que vocês quebraram terão que arcar com os custos da depredação. Só que vocês se esquecem que bancos são empresas e possuem funcionários, então pagam Vale Transporte para eles, ou seja, além de pagar os 0,20 a mais por viagem de cada funcionário, eles vão gastar mais para limpar e consertar a destruição que vocês fizeram. Nossa, como vocês são justos. Sem contar os donos de carros, comércios, etc que foram depredados sem motivo algum, apenas por puro vandalismo.

"Meu ônibus demora para passar" você já tentou entender o porque dessa demora? Eu reclamava muito dos ônibus perto de casa, eu moro no ponto final e já cheguei esperar mais de 30 minutos um ônibus sair. Mas quando eu o pegava, meia dúzia entrava comigo e mais meia dúzia entrava no decorrer do trajeto. Teve um dia que eu fui a única pessoa no ônibus e eu percorri o trajeto completo sozinha. Qual a vantagem de sair mais ônibus nesse meio tempo? Gerará mais gastos e, consequentemente, aumentará a tarifa das passagens. Esse pensamento é muito egoísta. Há outros lugares que passam ônibus direto e sempre estão lotados. Não é culpa dos transportes isso, tem muita gente. Sai um ônibus lotado e em poucos minutos o seguinte sai tão cheio quanto. Vide Terminal Pirituba por exemplo.

O que eu acho que resolveria seria a reformulação de alguns trajetos e a inclusão de outros também. O jeito que está não está bom, isso é fato, mas vamos apresentar boas propostas também. Reclamar que não está bom e exigir que os outros pensem por você é simples. Quero ver alguém falar que tem propostas sérias que poderiam ajudar a cidade. Tenho certeza que na situação atual, o governo ouvirá e irá analisá-las.

"VIVA A ANARQUIA. ANARQUIA VAI DOMINAR O MUNDO." Na verdade, já dominou. Para quem não sabe, o sistema mundial é anárquico. Não existe nada acima dos Estados. Agora você acha que o povo vai dominar os países e vai ficar tudo certo? Eu não consigo nem comentar sobre isso, porque é triste.

"Eu quero mais qualidade no transporte público!" E como vocês fazem isso? Depredando e queimando os ônibus, fazendo com que o número de ônibus diminua e prejudicando toda a cidade. Lógica por quê?

"A economia está uma merda, tem que mudar."
"você conhece Adam Smith?"
"Quem é esse puto? Não importa, mudanças na economia já!"
"Ok, mas quais mudanças?"
"Tanto faz, eu quero mudanças!"
Como eu posso respeitar uma pessoa assim? Querer as coisas por querer, até uma criança de peito tem essa capacidade. Se vocês querem mudar as coisas, tenham propostas decentes para apresentar. Não estou falando que conhecer Adam Smith é obrigação de todos, mas o cara é o pai da economia moderna então saber ao menos que ele existe é o mínimo para você reclamar da economia.

"Isso se equipara à queda do muro de Berlin!" NÃO! NÃO MESMO! Quando a cidade de vocês for dividida por 25 anos, vocês sem o direito de ir e vir, ver um lado da cidade crescer e o outro ficar estagnado, ser o polo principal de uma Guerra, vocês podem começar a pensar em fazer tal comparação.

"Essa é a nova Revolução Francesa!" Só se a revolução for lvl 99 e a manifestação daqui for lvl 1. Não dá para comentar. Simplesmente não dá para pensar quem foi o indivíduo que pensou em tal comparação. Sem contar que eles tinham objetivos claros para a época e para a situação: Liberdade, Igualdade e Fraternidade.

"O gigante acordou!" qual gigante? Quem é ele? E eu ouvi gente dizendo que o gigante está adormecendo. Entrem em consenso sobre quem é o gigante e se ele está acordando ou dormindo. E parem de usar slogans de propagandas nada a ver.

"Exigimos cotas para concurso público." E eu exijo que você crie vergonha nessa sua cara para estudar ao invés de pedir as coisas sem esforço algum. Conheço muitas pessoas que estudaram em escolas públicas que conseguiram com suor e esforço seguir seus caminhos em faculdades, universidades, etc. E também conheço muita gente com dinheiro que estudou nas melhores escolas e não sabe quanto é 2+2. E se você acha que cor de pele influência alguma coisa, você é um idiota racista.

"Estou reclamando do transporte público cheio, precário, etc" Então, vá às principais capitais do mundo e tente entrar em algum dos vagões de trem/metro em horário de pico. Encontre um banco no ônibus quando estão saindo do serviço. Depois disso, por favor, me digam as suas experiências. Eu só consegui sentar no trem/metro de Berlin no final de semana, e olha que estava cheio mesmo assim. Em Hamburg, eu fui e voltei do estádio num trem mais lotado que o da Barra Funda às 18h. Em Frankfurt, eu paguei 6 euros num cartão que me permitia andar pelo transporte público da cidade por um dia e ele estava cheio mesmo sendo domingo. E em relação ao preço? Acho que lá é até mais caro. O mundo está entupido de gente, onde você for, vai encontrar pessoas, muitas pessoas. Não muda em nenhum lugar do mundo. Querem resolver o problema? Iniciem a Terceira Guerra Mundial. Guerras são muito eficazes em diminuir o número de habitantes, principalmente civis.

Tem também uma galera que mora fora xingando quem não está participando dos protestos daqui. Então, se vocês estão tão engajados, por que vocês não realizam protestos ai ou voltam para cá para participar? Ser falto patriota quando está fora daqui é fácil, quero ver largar tudo ai e voltar para defender à "pátria amada". Não estou falando do pessoal que participou dos protestos fora do país, mas do povo que fica 24h no computador xingando tudo e pagando de patriota.

Eu não sou patriota. Eu nasci aqui, moro aqui, mas não nutro um amor especial pelo país. Há lugares lindos, gosto de uma parte da cultura, conheço pessoas maravilhosas que moram no Brasil, mas quando eu for definitivo para fora, não vou colocar a bandeira do Brasil nas costas e dizer que amo meu país. Desculpa, mas não rola. E tem muito babaquinha que está lá fora que só sabia criticar aqui e como está longe da confusão, paga de patriota .

Sem contar que os protestos são imediatistas. Quero dizer que só fazem protesto depois que a situação aconteceu, que a medida foi tomada. Estavam falando do aumento desde o começo do ano, mas só foram reclamar quando aumentou. Por que não fizeram protestos antes quando ainda nem sabiam o valor já que o aumento em si é o grande problema? "Eu quero agora e ponto final" não funciona assim em nenhum lugar do mundo. Desculpa, mas se vocês querem algo, têm que correr atrás antes do circo pegar fogo.

O nome que estou dando à essa manifestação é "Protesto Jon Snow". Geek? Nerd? Ridículo? Sem graça? Pode até ser, mas o Jon Snow está sabendo tanto quanto vocês sobre os motivos, ideologias, e afins desses protestos. "You know nothing!"

E no fim, como foi dito pelos próprios líderes da manifestação:

SIM! TUDO ISSO É POR 0,20 CENTAVOS.

4 comentários:

  1. Menina, tu escreveu tudo o que eu penso e não conseguiria escrever. Está de parabéns!! Tiro meu chapéu pra ti!!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Primeiramente quero te dar os parabéns pelo texto. Está ótimo. Ele mostra o quanto você é inteligente e que realmente você será uma grande jornalista! (:
    Em segundo lugar, eu não sou a pessoa mais adequada para falar sobre essas manifestações, mas a principio eu gostei delas. É a primeira vez que eu vejo o povo daqui fazer algo para tentar mudar esse país. Entretanto, sou totalmente contra os atos de violência que vimos principalmente ontem. Eu prefiro acreditar que os que fizeram isso são minoria e que se aproveitaram da manifestação para fazer baderna, mas pelo que foi mostrado na TV ontem parece que não são. Eu não achei absurdo o aumento na tarifa ainda mais que, como você escreveu, já fazia bastante tempo que não havia um reajuste e eu acredito que seja necessário para melhoria do transporte público. Penso também que esse não seja o único e nem o principal motivo para essas manifestações. É um pouco de tudo, falta de segurança, educação, saúde e também o tanto de dinheiro público gasto nessa Copa. Mas não adianta nada se manisfestar se ninguém tiver ideias boas para ajudar. E eu não concordo com alguns que pensam que o futebol é o culpado, mas fico bem triste de ver esses gastos absurdos com os estádios e que alguns deles nem serão usados direito depois. Não era o momento certo para termos uma copa aqui, mas creio que com planejamento o Brasil tem condições sim de sediar uma Copa do Mundo e até uma Olimpíada. Enfim, mais uma vez parabéns pelo texto. (:

    ResponderExcluir
  4. "ah, temos que acabar com a corrupção" = Bom, acabar com a corrupção é UTOPIA, visto que temos uma classe política (vou mais além, um país!) onde a corrupção está enraizada e a lentidão da Justiça (pelo alto número de processos e recursos) geram impunidade. Além disso, qual é o país do mundo que está livre de UM corrupto?

    ResponderExcluir